Manutenção de Mármores e Granitos

Categorias: Notícias | Postado em: 20 de março de 2015

Granitos e mármores trazem requinte e beleza para os ambientes. Mas para aproveitar ao máximo os recursos dessas pedras é preciso alguns cuidados simples de manutenção
O mármore e o granito são excelentes opções de revestimentos internos e externos.

Podem ser usados em pisos, paredes na fabricação de móveis, como mesas e bancadas. Por isso mesmo, são muito requisitados quando o assunto é decoração. Belos, muitas vezes imponentes, sofisticados ou rústicos, essas pedras são versáteis e ainda agregam às suas inúmeras qualidades a vantagem de ter a manutenção fácil.

Os mármores e granitos são compostos por minerais, que podem ser mais ou menos sensíveis de acordo com sua composição. Quanto mais usado for o espaço em que essas pedras forem aplicadas, maior deve ser a frequência da limpeza. O ideal é limpar, lavar, secar encerar.

Por falar em limpeza, é preciso ter cuidado redobrado com esse item, a poeira fina do dia a dia pode e deve ser removida facilmente com um pano úmido. É necessário utilizar sempre uma vassoura macia para varrer, assim evita-se que o mármore ou o granito sejam arranhados. Já a lavagem, pode ser feita com uma solução de água com sabão de coco ou detergente de PH neutro.

Depois de limpo, é a hora da secagem, para isso, deve-se utilizar no granito e no mármore um pano totalmente seco. Em seguida, é a vez de encerar. Pode-se utilizar um produto líquido e incolor para um resultado melhor. Mas atenção: “Não é necessário encerar diariamente os mármores e granitos. Esse processo pode ser repetido mensalmente”.

Além disso, produtos como sapólio, água sanitária, ácido e soda cáustica não devem ser utilizados para limpar essas pedras, já que podem desgastá-las. Seguindo estas orientações, dá para ter um décor que esbanja toda beleza e requinte proporcionados por um mármore e um granito bem cuidados.

post

COMPARTILHE